domingo, 28 de agosto de 2011

Puxando a Brasa pro meu Lado #17

The King of Fighters XIII

Yes! Eu joguei aquela The King of Fighters XIII!



O pessoal que leu o PBPML#16 deve lembrar que eu prometi que faria uma postagem sobre o KOF XIII. Aqui está ela. Então, vamos às primeiras impressões do jogo (embora ele já esteja praticamente popularizado):


1 - Gráficos e Animação: A técnica de animação é mesmo incrível! Rumores diziam que os desenhos seriam feitos à mão. Adivinhem: não era rumor. A arte do desenho superou qualquer técnica de jogos 2D anteriores, ou seja, é uma animação que vale a pena por si só. (9,5)

2 - Jogabilidade: Esse julgamento vai ser arriscado, partindo do ponto em que experimentei o jogo num controle de Arcade mal-calibrado, por isso, hiper-sensível. Mas pela resposta da jogabilidade, reparei um leve atraso, e personagens com "pesos" diferentes com relação aos golpes. (7,0)

Mai chuta Kyo no tatame de Sumô
Ricos detalhes do cenário

Bela jogada da Playmore:
10 palhetas de cores para cada personagem!
3 - Personagens: O ponto alto foi o tempo para a escolha de personagens: 60 segundos, sendo que dentro deles, você pode escolher a palheta de cores, ou seja, não precisa mais "adivinhar" que botões usar para selecionar o personagem nas roupas que você prefere. Cada personagem tem 10 palhetas de cores. Mas é tempo de sobra.




 Os times também foram bem-feitos:

  • Japan Team (Kyo - Benimaru - Daimon) - Um clássico!

  • Elizabeth Team (Elizabeth - Duo Lon - Shen Woo) - Seria uma união contra Ash? Porque, até o momento, eles não estavam do mesmo lado.

  • Yagami Team (Iori - Mature - Vice) - Elas sobreviveram. E agora, estão unidos novamente.

  • Fatal Fury Team (Terry - Andy - Joe) - Andy voltou! Então temos mais um clássico!

  • Art of Fighting Team (Ryo - Robert - Takuma) - Embora Takuma esteja lutando de modo muito diferente, fico feliz que ele tenha voltado. Robert está mais parecido com Ken Masters, da série Street Fighter.

  • Psycho Soldier Team - (Athena - Kensou - Chin) - Honestamente, eu não queria que Chin voltasse... mas... Viva o clássico!

  • Kim Team (Kim - Raiden - Hwa Jai) - Kim deve estar tentando recondicionar outra dupla de vilões... o Raiden era lutador sujo... e o Hwa Jai bebia uma manguaça no meio da luta... e olha que esses dois já trabalharam para Geese Howard.

  • Ikari Team (Ralf - Clark - Leona) - Os caras estão bombados feito o Zanguief, e armados até os dentes. Leona não é mais a líder. Ralf é.

  • Women Team (Yuri - Mai - King) - Outro clássico, mas... Cadê a Mary???

  • K dash Team (K' - Maxima - Kula) - Eu temia que eles deixassem o KOF, já que a saga Nestis acabou. Que bom que eu estava errado!

  • Solo: Ash - Finalmente a galera percebeu que não adianta contar com ele. Porém, Ash ainda é peça fundamental na saga do XIII.
Bosses:
  • Saiki (mais um cão chupando manga da Playmore)
  • Evil Ash
Outros:
  • Billy Kane
  • Human Saiki
  • Iori Ex
Perderam ponto por não deixarem a Mary. Ganharam por tirar Ramom, Vanessa e Seth. (Hahahaha!)
Falando sério, alguns grupos não são coerentes, mas ganha muito na volta dos clássicos. (8,0)


Mai exbie suas curvas no golpe "Dança do Dragão"
O cenário é rico em detalhes.

4 - Cenários: Um grande ponto para a Playmore! Poucos são os cenários "desanimados" a movimentação, a vitalidade e a quantidade de elementos é exagerada, mas muito bem trabalhada. Inclusive, o velho "bonus history" da falecida SNK continua em alta: personagens das séries da SNK estão lá, assistindo as lutas. Uns mais escondidos que outros. O ponto baixo para os cenários é que a ênfase é para gente feia, incrivelmente obesa, mas que, pelo menos, gostam de uma boa luta. (8,5)

Rose Stadium
Terminal rodoviário londrino
5 - Historyline: Ah! Que ponto interessante. Espero que seu Inglês esteja afiado, porque TODOS os personagens tem diálogos uns com outros no History mode. Felizmente, a máquina que eu tinha era com diálogos em inglês. Os poucos diálogos em que li eram bastante coerentes. Exemplo: curiosamente, Terry apelidou Takuma de "Sr. Tengu", numa referência à máscara de Mr.Karatê. Isso irritou Takuma profundamente. Peca apenas no excesso de textos. É bom para interessados nas sagas, mas prejudica a agilidade no jogo. (9,0)

Alguém quer me explicar por que Kim se uniu com caras tão losers?
6 - Inovações: É um quesito delicado. O primeiro passo foi voltar ao velho 3 vs 3 separados por rounds, diferente dos antecessores KOF 2003 e KOF XI, nos quais se revesava o lutador durante o round mesmo. Voltou à forma clássica, ponto para a Playmore. Novos golpes, mais coerentes que as versões extras, em que os Desesperation Moves eram muito peculiares, uns que não poderiam ser defendidos, outros com regras bem exclusivas. Atualmente, o DM é um especialzão ferrador no qual você tem escapatória. Mas se não conseguir... Um outro aspecto são as Regras Especiais: o jogo manda submissões abaixo da barra de vital que compensam com pontos extras (esquivar 3 vezes, dar 3 saltos, finalizar com especial, etc.). Se você alcança 250 mil pontos (se minha memória não me trai), é convocado para a luta contra os chefes, o que é ponto negativo, na minha humilde opinião. (7,0)

Desesperation Move de Athena
"As sete guerreiras"
7 - Som: Tamanha foi a minha emoção ao jogar a máquina de KOF XIII, que me obriguei a fazer uma análise mais detalhada, via Youtube. Reconheço que as músicas estão sob uma simpática tentativa de trazer de volta o instrumental mais rocker, mas ainda está longe dos bons sons que a série já teve.

[Para quem não conhece a Saga musical dos KOFs:
94 a 98 - Rock (geralmente) e Blues. Poucas músicas orientais. Muitas guitarras.
99 - Entra o Dance. O Rock já não é dominante.
2000 - O Rock não é mais secundário. Boa tentativa de recolocar Rocks como os anteriores.
2001 e 2002 - A Onda Tecno está em alta. (Uma droga)
2003 - Vide 2000. Adicione Blues.
XI - Uma outra música orignal boa. Muitas originais ruins. Várias músicas fazendo referências às séries clássicas da SNK.]

Deveriam ter mantido as referências, como no XI. (5,0)

8 - Fator Diversão: O mais importante item da lista. Quem gosta de seguir a Historyline deve ter gostado mais. A volta de lutadores clássicos também ajuda. Desenhos, palhetas de cores e a continuação da Saga Criminson... pra quem tem escola em King of Fighters, é diversão garantida. Embora muita gente pense que a Playmore esteja estragando a franquia, mantenho o direito de gostar das sub-sagas e um bom tanto da saga principal. Também devemos reconhecer que a Saga atual é uma tentativa de trazer os velhos fãs da Saga Orochi de volta, mas é assunto para outro post...

Mais uma curiosidade: o Café PaoPao ainda existe. E ainda permitem lutas lá dentro.

Aposto que vocês querem sentir um pouco mais do gostinho do KOF XIII, acertei?
Chega mais!


Caras, tenho um pressentimento de que isso vai ser demais!
Estou juntando as moedinhas para um videogame com uma boa versão disso!
Quem ler este post já tá convidado!

Be the Fighter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário